O estacionamento nos passeios é uma das infracções mais frequentes no centro de Almada. É necessária a adopção de medidas que visem a devolução dos passeios aos peões.
Mesmo depois da implementação do Plano de Mobilidade – Acessibilidades 21, cujo objectivo era organizar o estacionamento, não se notaram diferenças significativas nas ruas de Almada. Compreendemos, também, que isto se deve à construção do Metro, porém, pensamos que poderiam ser tomadas algumas medidas para acabar com este problema.


Na cidade que seleccionámos no 2ºPeríodo – Oviedo, foi encontrada uma solução perfeita para acabar com esta situação: construção de uma série de parques de estacionamento subterrâneos para residentes espalhados por toda a cidade. Isto veio, não só, evitar a constante infracção dos carros estacionados nos passeios como também a ocupação de zonas próprias para o efeito (exterior). Ou seja, a cidade tornou-se muito mais agradável, apelativa e organizada. Através de um cartão que todos os residentes devem obter, podem estacionar em qualquer parque existente na cidade tornando o deslocamento pela cidade muito mais facilitado e despromovendo a sedentariedade e o uso frequente do automóvel.
Parques subterrâneos em Oviedo
É, exactamente, isto que propomos para a nossa cidade de Almada e pensamos que posteriormente à implementação do Metro, esta deveria ser uma prioridade do planeamento urbanístico.
Boas pesquisas e bons cliques!
SILIA